quarta-feira, 20 de maio de 2009

No reino da patetice

Segundo me chegou aos ouvidos e segundo parece, um senhor "párita" do futebol nacional, referiu recentemente no canal televisivo que tinha o perfil indicado para ser o futuro treinador do Benfica.

Pensei, voltei a pensar e, não resisti a contar aqui uma história que um amigo me contou à uns anos atrás. Com uma pergunta simples mas enigmática, esse amigo fez-me perceber melhor estas histórias dos Lobbies que se encontram instituidos por esta sociedade fora....... " Já viste alguma tartaruga a subir a uma árvore?". A minha resposta, passado algum tempo foi um simples "não".

Moral da história, uma tartaruga não sobe às árvores, mas pode ser lá posta!

Transpondo isto para a mensagem que me foi passada, tenho a dizer:

1 Perfis e competências não se compram com jantares, entrevistas, e participação em eventos sociais. Perfis e competências conquistam-se com vivências, estudo, comportamentos e muita inteligência.

2 O facto de sermos Campeões, não quer obrigatoriamente dizer que somos realmente competentes, ainda para mais quando no 1º terço da prova estamos em 6 lugar, a 12 pontos do primeiro e com a mala feita para seguir viagem.

3 Mas pior que tudo, é o facto de após o contexto ter deixado de existir, o pesseudo candidato, ainda não ter percebido porque é que se gerou um contexto de vitória e conquista.

Deste modo pergunto eu, mas será que quem nem tão pouco teve capacidade para perceber o que lhe aconteceu, tem capacidade para perceber o que é liderar um processo numa instituição desta dimensão? Pior, será que quem de forma leviana faz este tipo de afirmações em locais públicos, compreende a patetice que acabou de proferir?

Agora eu não tenho dúvida nenhuma, porque acredito nos lobbies e nas "tangas" do peseudo candidato, que o mesmo possa no futuro próximo, estar a fazer companhia ao Chalana e ao Diamantino, com "assistente" (o que já seria calamitoso!!!!). Agora, existe algo que reitero com cada vez maior convicção e que é: "enquanto, o lixo (ex. glórias/futuros - ex. peseudo treinadores) gravitar em torno da instituição, continuaremos a assistir ao "enterro" dos treinadores (os de verdade), às conquistas dos rivais e, como ontem me dizia um amigo meu......" mas no basquet, no andebol, no futsal, no chinquilho, na macaca e ao berlinde somos os maiores".

Haja bom senso, haja ginástica mental e acima de tudo deixem-se de cunhas, compadrios e de feudos. de uma vez por todas se passe do reino da pátetice para o reino da Águia.

1 comentário:

  1. Gostei especialmente da passagem" [...] é o facto de após o contexto ter deixado de existir, o pesseudo candidato, ainda não ter percebido porque é que se gerou um contexto de vitória e conquista."
    Se calhar, vai perceber daqui a uns anitos...!

    ResponderEliminar