quarta-feira, 29 de abril de 2009

Perpectivas II

Está aberta a caça ao nosso Benfica.

O Rui Costa, foi suspenso pela Comissão Disciplinar da Liga, alegadamente porque desrespeitou o Artigo 107º do Regulamento Disciplinar. durante, antes ou após (ninguém sabe ou ninguém diz) o Benfica - Marítimo. Ao que parece este versa sobre os dirigentes que «desrespeitarem ou usarem de expressões, desenhos, escritos ou gestos injuriosos, difamatórios ou grosseiros», contra «os membros dos órgãos da estrutura desportiva, elementos da equipa de arbitragem, dirigentes, jogadores, demais agentes desportivos ou espectadores».

Eu defendo, e continuarei a defender, que na defesa do espectáculo Futebol, os agentes desportivos (qualquer que seja) devem ser punidos quando cometem actos de desrespeito e violência ou proferem injúrias. Tal como aconteceu com o Katsouranis quando disse a uma rádio que o nosso Benfica tinha sido "roubado".

Mas qual é a perspectiva dos senhores da Liga, quando jogadores, treinadores e dirigentes (que não os do nosso Benfica, claro, porque a esses não faltam exemplos de punições exemplares) aparecem nos estádios e nas televisões a fazer o gesto de gamanço para os árbitros? Vão aos flash interviews dizer "cobras e lagartos" da Liga e dos àrbitros? Dão conferências de imprensa em que dizem o que querem impunemente, e onde por vezes chegam a apelar à violência? Situações estas, que ao contrário da que se passou com Rui Costa, são do conhecimento público dado que foram amplamemte difundidas pelos média, e até à data passaram impunes.

Pergunto eu? Que terá feito Rui Costa para merecer este castigo? 

Será que a perspectiva dos senhores da Liga, é castigarem o nosso Benfica? É que investindo indestintamente contra os que representam e envergam o clube do manto sagrado, correm o risco de, na minha perspectiva claro está, serem confundidos com os bois que marram contra tudo o que é vermelho e de estarem deslocados do local de actuação, que se coaduna mais com uma qualquer praça de touros em vez de uma Comissão Disciplinar. 

É por estas e por outras, que a perspectiva que tenho sobre o futebol português, é de que este enferma da podridão onde está mergulhado. E exemplos destes não nos faltam!

Sem comentários:

Enviar um comentário