terça-feira, 21 de abril de 2009

Carta aberta ao Professor Carlos Queiróz

Caro Professor Queiróz,

No outro dia enquanto zappava pela minha televisão às sortes de um pingo de entretenimento decente, não consegui evitar de parar no programa “O Dia Seguinte”.
Acho que nunca consegui empregar mais de 5 minutos do meu tempo a ver esse circo, mas naquele dia fiquei especado e boquiaberto, porque achava que o Professor seria a última pessoa a comparecer em tal show brejeiro.
O meu querido amigo John of God diz que o Professor é uma referência académica no mundo do futebol, que é um verdadeiro leader e visionário do desporto futebol, enfim que é uma sumidade futebolística de grande estatuto. Até posso crer na douta opinião do meu amigo mas o professor ali estava, a discutir futebol, e o futuro, e os jogadores portugueses, ao nível mais elementar que existe!?
Metido nesse circo, o professor só podia esperar palhaçada da grossa, e desculpe a modéstia, o professor foi enxovalhado de forma grosseira e degradante. (Custa-me a ver o seleccionador de futebol do meu pais a discutir, em público, futebol com meros curiosos de bancada.)
Para além das perguntas menos felizes ainda teve de ouvir (de um expert do jogo da sueca) que estava completamente desfasado do futebol.
O professor referiu que se deviam acabar com os Talibans do futebol, mas o professor é o próprio a meter-se no meio da Al-Qaeda? Mas o qu’é qu’é isto??

Ó professor, deixe de alimentar conversas da treta e de contribuir para o tempo de antena de programas degradantes sobre o futebol português. Deixe de aparecer na TV a falar sobre a aplicação de teorias demagógicas no treino do futebol, (que ninguém atinge o seu pensamento) quando a sua equipa se arrasta pelas ruas da amargura.

(Desculpe professor, mas não atingi o seu nível de raciocínio quando referiu que o “show must go on”, e que os estádios deviam ser como os centros comerciais, como as medidas para galvanizar o futebol Português?)

Ó meu caro professor, este seu trajecto com a selecção tem sido periclitante e o professor corre sérios riscos de não cumprir com os objectivos traçados. As expectativas dos Portugueses estão elevadas graças aos últimos resultados obtidos pela selecção. Faça-me um favor, treine, desenvolva capacidades, ponha a selecção a ganhar na África do Sul, e deixe de querer nutrir-se de protagonismos. Evite as entrevistas e não aceite todos os convites televisivos que só contribuem, mais ainda, para a degradação da sua imagem. Fale menos e treine mais!

Deixe-me dar-lhe um conselho, mantenha-se abrigado das luzes da ribalta, sem grandes bandeiradas, a tratar de unir o grupo e a trabalhar na selecção. Só assim o povo e os talibans lhe vão dar valor, caso contrário acabará por sair enxovalhado e realmente desfasado do futebol...

Tenho que dar razão ao Scolari quando diz: ...e o burro sou eu?

Sem comentários:

Enviar um comentário