segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Tal(l) que não foi expulso!

Afinal Jorge de Sousa equivocou-se mesmo no lance polémico de Leiria. O equívoco foi o facto de não ter expulso Mamadou Tall.

O post abaixo é a cópia de parte da Lei 12 que está disponível no site da LPFP.

Posto o que está descrito abaixo, não mais ouvirão comentários da minha parte a este lance, a lei (no caso) é tão objectiva face ao que se passou que nem azo a interpretações dúbias dá!


Foto retirada do site da LPFP em http://www.lpfp.pt/noticias/Pages/LeiriaBenfica0910.aspx


Jogo perigoso

Por jogo perigoso entende-se toda a acção de um jogador que, ao tentar jogar a bola, põe em risco a integridade física de qualquer jogador, (incluindo ele próprio). O jogo perigoso é cometido na proximidade de um adversário, impedindo-o de jogar a bola por receio de ser lesionado.

Os pontapés de “tesoura” ou de “bicicleta” são autorizados, desde que não constituam perigo para o adversário.

O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com um pontapé de grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo.

Sanções disciplinares

  • Se o jogador joga de maneira perigosa na tentativa “normal” de conquistar a bola, o árbitro não deve tomar nenhuma medida disciplinar. Se a acção comporta um evidente risco de lesão, o árbitro deve advertir o jogador.
  • Se um jogador, por jogo perigoso, anula uma clara oportunidade de golo, o árbitro deverá expulsá-lo do terreno de jogo.

Recomeço do jogo

  • O jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto no local em que a infracção foi cometida. (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres)
  • Se houve contacto físico, foi cometida uma infracção de natureza diferente, que deve ser sancionada com um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade.

2 comentários:

  1. Ainda bem que o Mamadou não foi expulso. Graças a este inerte o Benfica marcou dois golos. Se o jogo prolongasse durante mais uns minutos, o tipo ainda acabava por fazer mais 2 penalties e 3 livres directos perigosos. Mamadou continua assim a jogar com classe, que o futebol Português agradece. Burro é quem insiste em por este inerte a jogar...

    ResponderEliminar
  2. o Horror, a tragédia...... foi o que pensei quando vi o tall Mammadou a atirar-se à tola do Aimar como se fosse ceifar uma espiga de milho lá da quinta do primo.

    ResponderEliminar