segunda-feira, 29 de junho de 2009

Elã - Palavra reconhecida mas sem definição no dicionário

Esta pequena palavra, tão utilizada pelos iluminati do nosso futebol, sempre me suscitou alguma curiosidade, de tal forma que, e pelo facto de ultimamente a mesma ter vindo a ser utilizada de forma frequente e repetida pelos putativos comentaristas, resolvi ir ao dicionário saber do que é que estes tratavam.

O resultado é o do título, o que comprova que os nossos comentaristas não sabem do que falam! O que eu também já sabia!

É de facto extremamente simples fazer esta analogia. E só comprova que quando não sabemos o que dizer, devemos usar palavras que são menos vezes conjugadas pelos nossos conterrâneos, porque pelo menos (e apesar de não fazermos ideia do que estamos a falar) também não estamos a dizer asneira nenhuma.

Se alguém se refere a algo ou alguém com o tal de elã, o que quer dizer? Absolutamente nada! Ora vejamos num exemplo prático:

Se eu disser que: “Fulano de Tal trouxe um novo elã à equipa” é a mesma coisa que tenha dito que não sei bem qual o resultado obtido com a inclusão de Fulano de Tal no onze. Se por outro lado, eu alvitrar que: “Beltrano defendeu o espítito da sua equipa com elã”, refiro-me sem sombra dúvidas ao facto de Beltrano não ter feito nada de especial pelo seu grémio. Mas ainda posso dizer “Cicrano arbitrou este jogo com tal elã” que não estou a dizer que o àrbitro foi bom, nem mau, muito pelo contrário.

Face a esta definição e ao espírito crítico que pautam os comentários do nosso blogue, julguei que fazia falta trazer um novo elã ao nosso espaço preferido de comentários e por isso escrevi este artigo, para vos falar de nada!

Para mim, sai mais uma Strela.

Sem comentários:

Enviar um comentário