terça-feira, 13 de outubro de 2009

Anda tudo a contar as favas...


... e ainda falta 1 jogo para nos faltarem mais 2!

Nós somos um povo fantástico. E ainda bem que assim, se assim não fosse dificilmente teriam estado 50.000 na Luz a apoiar a nossa selecção.

Mas não vamos já contar as favas.

É verdade que a Suécia já desistiu, e que quem não ganha a Malta nem merece estar no Mundial. A selecção de Cabo Verde foi no mês passado espetar lá com duas batatas (eu bem sei que o professor Queiróz não tem as qualidades do professor João de Deus), seguiu-se a Suécia que "só" conseguiu marcar 1, e esta semana Angola conseguiu ganhar sofrendo 1 golo e marcando 2.

Mas a verdade é que estamos a falar de futebol, e temos que marcar golos a uma selecção que embora perdendo os últimos 3 encontros só sofreu 5 golos, sabendo de antemão que o nosso mal é precisamente este. Malditos golos, quem se terá lembrado de inventar esta porcaria!

Marcámos 3 à Hungria, mas o jogo foi fraquinho, fraquinho. Devo reconhecer que foi o primeiro jogo desta caminhada que consegui ver até ao fim depois do Portugal 2 - Dimarca 3. No entanto, não consigo dizer que gostei do jogo. Vi coisas positivas como a exibição de Pedro Mendes, Simão Sabrosa e até a de Raúl Meireles. Mas vi coisas muito más, começando por Eduardo, passando pelo momento de forma de Deco e até chegar ao Duda (ainda não consegui ver este rapaz a fazer uma exibição de jeito a lateral esquerdo) e principalmente pela forma de jogar da equipa.

Não vou escalpelizar sistemas de jogo, transições e configurações tácticas com figuras geométricas. Se tivesse visto algumas em campo, não era a pessoa ideal para o fazer. Mas à questões que o comum adepto não "engole".

Eu sei que em Portugal não abundam defesas esquerdos. Não abundam sequer no futebol mundial! Mas então não se arranja ninguém mais "jeitoso" que o Duda? Na primeira Liga, na II e na 2ªB deve haver uns quantos com melhores atributos que o rapaz. Mas vindo de quem convoca o guarda redes suplente do Porto (aquele a quem chamaram uma vez "anão", lembram-se?) e que escolhe o sr. Cruz para orientar os nossos sub-21, diria que se afigura como um caso complicado de desplexia mental aguda.

Quero lembrar que ainda falta o jogo de Malta. Quero lembrar que depois desse ainda faltam os jogos dos playoff e que estes serão um pouquito mais difíceis. Por isso vamos lá parar de contar as favas e concentrar as nossas atenções no que falta fazer.

Uma nota final para o Sr. Queiróz. Os portugueses estão e estarão sempre com a sua selecção, ainda que por vezes se afastem dela por via das péssimas exibições e resultados, uma coisa que nos encherá sempre de orgulho é a equipa das quinas. Mesmo que saibamos de antemão que a presença de Portugal e de Ronaldo no campeonato do Mundo obedeçam a interesses superiores, fica-nos bem a humildade de sabermos que o nosso trabalho é uma merda!


Sem comentários:

Enviar um comentário